domingo, 23 de outubro de 2011

Os Fuzis em Serviço no Brasil - Parte 1 - Exército Brasileiro

Gente,

Pesquisei um pouquinho sobre as armas que se usam nas Forças Armadas e resolví postar aqui, pois não sei se todo mundo sabe.

Exército Brasileiro


Em Serviço desde 1964, o Exército ainda usa o venerável FAL (Fuzil Automático Leve, conhecido entre a tropa como " Fuzil Aparentemente Leve"). O FAL foi adotado em substituição aos antigos modelos de ferrolho, sistema Mauser, fossem eles os próprios Mauser em suas diversas versões, ou os M1903 que os americanos nos deram de montão quando fomos lutar na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Foi fabricado no Brasil sob licença pela Imbel.
O FAL é usado pelo EB em duas versões: o Fuzil 7,62mm M964 (com coronha fixa) e o M964A1 ou Para-FAL, este com coronha dobrável. Muitos M964 estão sendo reformados na Imbel para a versão Para-FAL, pois este é mais prático de se usar, sendo preferido pelos usuários. O BOPE, da PM do Rio de Janeiro também está entre seus usuários.

Tanto o FAL como o Para-FAL também eram as armas padrão da Marinha do Brasil, mas os fuzileiros já o subsituiram. Mas isso fica para o próximo post.





Airsoft: Réplicas Airsoft do FAL são encontrados em várias marcas, sendo o da King Arms um dos mais conhecidos. A Classic Army também tem o seu.


O Exército está nesse momento testando uma nova arma, para substituir o FAL, que é considerado muito pesado e longo, mesmo na versão Para-FAL. Esta nova arma está sendo desenvolvida pela Imbel e é denominada IA2, e nasceu como projeto MD97. Eu cheguei a atirar com uma delas na própria Fabrica de Itajubá. É bem parecido com o próprio FAL, mas vai contar com vários refinamentos propostos pelo EB após testes no Campo de Provas da Marambaia. Pelo menos por enquanto não sei de versões Airsoft do IA2.

Uma versão airsoft muito legal do FAL é a da Classic Army SA58, que na verdade é uma versão do FAL fabricada nos EUA. O interessante dessa versão é o guarda-mão com trilhos para acessórios. Reparem só como ele é bem mais curtinho também.



Por enquanto é isso. Depois posto aqui os da Marinha e da FAB. Ah, vai ter também um especial da Polícia Federal.

Tchauzinho...

10 comentários:

  1. Qual é a versão de FAL que foi adiquirida por vcs?
    Fiquei curioso!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. consigo desmontar um fal 7,62 mm e montar de olhos fechado , fui armeiro do exército brasileiro por 4 anos

    ResponderExcluir
  3. Quem perguntou, carentão??? Até minha avó, que não tem as mãos consegue.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6 de janeiro de 2014 17:05
    Quem perguntou, carentão??? Até minha avó, que não tem as mãos consegue.

    Virei fã desse cara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Realmente, o FAL tem uma manutenção bem simples! servi por um ano e so vi dificuldade na primeira semana de treinamento!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Carlos.
    Se você tivesse dito que era vagabundo ou qualquer coisa semelhante receberia aplausos. Mas como foi uma coisa boa, viu ai no que deu, né?
    Embora que tenha falado de forma inesperada kkk

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Poha mano,nem eu q sou militar e tenho 16 anos sei desmonta,aprendi com meu pai

    ResponderExcluir
  8. GOSTARIA DE SABER SE JÁ EXISTE O FUZIL IA2 DA IMBEL DE AIRSOFT?? E ONDE POSSO COMPRA-LO???

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de comprar essa versão da king arms alguém sabe onde posso encontrar

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Ele será revisado e em breve será publicado.